Segunda-feira, 16 de Junho de 2008

Cartão de Crédito: Vantagens, Riscos e Dívidas.

Este artigo pretende mostrar os riscos e benefícios inerentes ao uso de cartões de crédito, quais as melhores formas de lidar com eles e outras dicas que poderão ser uma grande mais valia para os seus utilizadores.

Cada vez mais aumenta o número de pessoas que recorre aos cartões de crédito como forma de adquirir produtos e(ou) serviços facilmente e sem burocracias e que, por vezes, sem cartão de crédito não conseguiria comprar. Acontece que esta, provavelmente, é a principal razão pela qual o cartão de crédito pode ser tão perigoso e pode colocar tantas famílias numa situação financeira de falência.

Este meio de pagamento é muito fácil de utilizar e, talvez por isso, seja assustador pois, devido à facilidade de utilização somos levados a abusar das vantagens e, sem darmos conta estamos cheios de dívidas e a pagar juros a taxas de juro altíssimas, por vezes as mais altas do mercado.

Como é que podemos fugir a esta tentação de gastar mais do que aquilo que podemos pagar?

Normalmente o problema com os cartões de crédito é a falta de gestão das contas e não a falta de dinheiro. Eis, então, algumas dicas para sobrevivermos ao uso do cartão de crédito:
- Tente sempre pagar as contas em dinheiro. Utilize o cartão de crédito só em caso de extrema necessidade.
- Pague sempre a conta do cartão dentro do prazo pois as taxas de juro são as mais altas do mercado.
- Faça as contas de forma a ter dinheiro para pagar a conta do cartão de crédito .

Este tipo de pagamento tem sempre que ser usado com muita responsabilidade pois pode comprometer o futuro financeiro de qualquer pessoa e, em alguns casos, de famílias inteiras. Lembre-se que o cartão de crédito apenas lhe permite fazer compras e pagamentos com dinheiro que, pode não estar disponível na altura mas, terá que estar mais tarde, ou seja, até à data de pagamento das contas do cartão de crédito, esse dinheiro terá que estar disponível.
Se gastar mais do que aquilo que ganha, com certeza irá ter problemas e contas para pagar que, com a sua liquidez financeira, vão ser impossíveis de pagar.

Segundo as estatísticas mais recentes, cerca de dois terços das pessoas que têm cartões de crédito têm que pagar, todos os meses, encargos financeiros decorrentes da sua utilização. Nos últimos anos, houve uma mudança de cartões de taxa fixa para taxa variável, quando as taxas de juro começaram a subir, havendo neste momento cerca de dois terços de todos os cartões com taxas variáveis. As taxas de juro deste tipo de crédito têm vindo a subir, cada vez mais, e os efeitos indesejáveis desta subida recaem, principalmente, as sobre classes trabalhadoras e as famílias de rendimentos médios.

Quando entra numa situação de dívida com cartões de crédito da qual não consegue sair, nunca peça um crédito para pagar essa mesma dívida pois isso só vai tornar as coisas mais difíceis e complicadas. A primeira coisa a fazer é poupar. Tente poupar em tudo o que conseguir, ande mais a pé, não gaste dinheiro em restaurantes, telemóveis, em cinema, Poupe também na alimentação, no telefone, na televisão por cabo e em tudo o que conseguir. Por último, tente reeducar-se no que concerne a compras e a todo o tipo de gastos. Pense sempre muito bem antes de comprar qualquer coisa. Será que realmente precisa do que está a pensar comprar?

Boa sorte e, não se esqueça, reduza as despesas e habitue-se a deixar o cartão de crédito em casa.
 

publicado por mariorui às 10:17
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

Actualizações por Email:

Delivered by FeedBurner

 Anúncios NetAffiliation 

.posts recentes

. Caixa Galicia - Crédito P...

. Barclaycard Gold - Ter o ...

. Capital Mais - Crédito Pe...

. Oney - Lyberdade 10.000

. Flexibom - Light

. BES - Crédito individual

. Oney - Lyberdade 6.000

. Oney - Lyberdade 1.000

. Oney - Cartões de Crédito...

. CrediNow - Crédito pessoa...

.arquivos

. Maio 2010

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.tags

. todas as tags

.links

.subscrever feeds